Tratamento de Canal

A pulpectomia, ou como é mais conhecido, tratamento de canal, é um procedimento que consiste na remoção da polpa do dente, um tecido mole encontrado no interior deste, composto de vasos sanguíneos, tecido conjuntivo, fibras e nervos. Depois de removida, é feito limpeza, preenchimento com substância apropriada e o selamento. Essa função é executada pelo cirurgião dentista especializado em Endodontia e é realizada quando a polpa do dente está infeccionada ou morta.

Há indicações específicas para essa intervenção e devem sempre ser avaliadas pelo endodontista; a exemplo de complicações com cárie, lesões, traumas ou fratura dental, levando a uma inflamação ou necrose da polpa dentária.

Os principais sintomas que indicam que você precisa procurar um dentista especializado são: dor espontânea, sensibilidade ao frio e/ou calor, incômodo à mastigação e presença de abcessos dentários. É de suma importância sempre procurar o cirurgião dentista após qualquer trauma no dente.

Atualmente, o tratamento endodôntico vem se aperfeiçoando, sendo realizado na maioria das vezes em uma sessão, rápido e indolor, evitando a tão temida dor e as várias visitas ao dentista, que geram tanto incômodo ao paciente.

É de suma importância procurar o seu dentista assim que apresentar algum sintoma, pois a não realização do procedimento se houver a necessidade, ocasiona complicações e o problema que já é sério, pode ficar ainda pior. Sem o tratamento de canal, a necrose da polpa do dente pode aumentar, lesando o osso, levando a formação de cistos e a perda dos dentes. Os dentes adjacentes também podem ser afetados. No pior dos cenários, a situação se transforma em uma sepse, quando as bactérias do local se multiplicam e caem na corrente sanguínea, se espalhando por todo o corpo.

A recuperação após o tratamento de canal é consideravelmente tranquila, porém, pode variar de acordo com cada paciente, na maioria dos casos, eles poderão exercer suas atividades normalmente, o maior cuidado é na hora da alimentação, que deve-se evitar mastigar alimentos duros e pegajosos até que seja restabelecido a estrutura do dente com uma coroa. Como toda cirurgia, o pós tratamento pode ser um pouco dolorido, neste caso é recomendado o uso de analgésicos, a fim de cessar esse incômodo.

OUTRAS ESPECIALIDADES

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO